No yoga, falamos muito sobre atiçando o fogo interno (agni), através de vigorosos movimentos e dirigido a respiração. Mas breathwork também pode ser usado para o efeito oposto: a acalmar e esfriar o corpo para baixo. Enquanto qualquer longos, lentos, respiração profunda ajuda a envolver o sistema nervoso parassimpático e combater os efeitos do stress, sitali pranayama é particularmente eficaz para refrigeração e suaves do corpo. Embora a origem exata desta técnica são desconhecidos, ele é popular em Kundalini yoga e é regularmente faz aparições em outros tipos de aulas de yoga durante os meses de verão. Sitali também é freqüentemente prescrito na medicina Ayurvédica para pessoas com ardente pitta constituições.

Para fazer sitali respiração, lentamente gole de ar através de um laminados a língua (ou os lábios contraídos para quem não pode rolar suas línguas, graças à genética). No final de um forte, suado sessão de yoga, é apenas a coisa para combater todos os que o calor interno e a trazer seu corpo de volta ao equilíbrio. Em um dia quente, é quase como se você estiver fazendo seu próprio ar condicionado. Parece muito sutil, para que você mesmo pode fazê-lo em um metrô lotado de carro ou elevador para um pouco de alívio do calor ou ansiedade, sem chamar demais a atenção para si mesmo. Você ficará surpreso com o quanto mais calmo e mais frio que você sente depois de cerca de dez rodadas de sitali respiração.

Instruções
1. Venha sentar-se de pernas cruzadas ou em alguma outra posição confortável. Qualquer que seja sua postura, certifique-se de que seus ombros são relaxantes longe de seus ouvidos, sua coluna é muito longo, sua barriga é suave, e seu queixo é aproximadamente paralela ao chão.

2. Tomar duas ou três profunda, inala e exala através de seu nariz para concentrar-se na preparação para essa prática de pranayama.

3. Rolo sua língua, enrolando os lados em direção ao centro, para formar um tubo (ou um taco de forma). Vara a fim de a língua entre seus lábios contraídos. Se você não pode rolar a sua língua, basta bolsa seus lábios, em vez, tornando um pequeno ” forma, com a tua boca. Neste caso, manter a sua língua contra a parte de trás de seus dentes inferiores, de modo que o ar que você está desenhando em passa sobre ela.
4. Inhale lentamente através do tubo formado pela sua língua, como se você estivesse tomando o ar através de uma palha. Deixe que a respiração expanda o peito e encher a sua barriga.

5. Feche a boca e exalar lentamente através de seu nariz.

6. Repita pelo menos de cinco a dez vezes para maximizar o efeito de resfriamento. Em Kundalini, é recomendável fazer 26 rodadas deste hálito de manhã e outro de 26, à noite. Experimentá-lo se você tiver tempo!

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