Como Comer para o Seu Dosha
O primeiro passo para comer em sua constituição Ayurvédica é descobrir o que o seu constitucionais ou tipo de dosha. Se você ainda não tiver feito isso, por favor, tome este quiz. Tenha em mente que ele não é um substituto para o diagnóstico por um profissional de saúde qualificado.
Uma vez que você tenha uma idéia do que seu Ayurvédica dosha pode ser, descobrir quais os alimentos que o suporte e quais os alimentos que podem agravar ainda mais o dosha.
Ayurvédica praticante pode ajudar a você adaptar ainda mais a sua dieta para o seu constitucionais individuais tipo.
Vata
Fruta – damascos, abacate, banana, frutas vermelhas , datas, figos frescos, toranja, uvas, kiwi, limão, manga, melão, laranja, mamão, pêssego, ananás, ameixas, morangos. Frutas doces são de balanceamento de carga.

  • Sem frutas secas.
  • Evitar verduras e legumes crus.
  • Grãos – de Amaranto, aveia, arroz, trigo, arroz selvagem

Legumes e Nozes – feijão azuki, amêndoas, preto, lentilha, castanhas do brasil, castanhas, linhaça, nozes, feijão mungo, amendoim, nozes, pinhões, pistácios, abóbora, vermelho, lentilhas, sementes de gergelim, queijo de soja, leite de soja, de girassol, tofu, nozes
Carne – carne de bovino (ocasionalmente), frango ou turquia (carne branca), pato, ovos, peixes de água doce, frutos do mar, camarão
Ervas, Temperos, Condimentos – arroz xarope, mel, xarope de maple, melaço, outros adoçantes, do que o açúcar branco, pimenta-da-jamaica, o extrato de amêndoa, o anis, manjericão, louro, pimenta-do-reino, cominho, cardamomo, pimenta de caiena, camomila, canela, cravo-da-índia, coentros, coco, queijo cottage, cominho, endro, erva-doce, alho, ghee, gengibre, mostarda, noz-moscada, cebola, orégano, salsinha, hortelã, sementes de papoula, alecrim, sálvia, hortelã, spirulina, tamarindo, estragão, tomilho, picles, sal, algas, molho de soja, açafrão-da-índia, baunilha
Leite, soro de leite, leite de vaca, queijo, leite de cabra, queijo de cabra, iogurte. Tudo em moderação.

Pitta

Frutas – maçã, abacate, frutas, datas, figos, uvas, manga, melão, pêra, abacaxi, ameixa, romã, ameixa seca, passas de uva, melancia. Frutas doces são de balanceamento de carga.
Azedo frutos são agravantes.

Legumes – Alcachofra, aspargos, pimentão, brócolis, couve de bruxelas, couve-flor, pepino, aipo, feijão verde, folhas verdes, cogumelos, o quiabo, a salsa, nabo, ervilha, batata, abóbora, couve, abobrinha. Doce e amargo vegetais são de balanceamento de carga.
Grãos – de- cevada, aveia cozida, arroz basmati, arroz branco, farinha de trigo, farelo de trigo, trigo, granola são de balanceamento de carga.
Amaranto, trigo-sarraceno, painço, aveia granola, quinua, arroz integral e centeio são agravantes.
Legumes e Nozes – Todos os feijões, exceto o preto e o vermelho, lentilha, são de balanceamento, como o feijão azuki, lentilhas, feijão, soja, ervilhas, e o tofu. De coco, cascas de psyllium, de abóbora e de girassol são de balanceamento de carga.

Amêndoas, castanha do Brasil, castanha de caju, chia, sem casca, linhaça, macadâmia, amendoim, nozes, pinhões, pistácios e gergelim são agravantes.

A carne de Frango, carne branca, turquia carne branca, clara de ovo, peixes de água doce, camarões (moderação) são de balanceamento de carga.
Carne de boi, gema de ovo, pato, cordeiro, carne de porco, carne de caça e de frutos do mar diferente de camarão criar desequilíbrio.
Ervas, Temperos e Condimentos – xarope de Maple, suco de fruta concentrado, xarope de cevada, arroz integral, xarope e de outros edulcorantes, exceto para o mel e melaço, coco, coentro, cominho, endro erva-doce, ghee, hortelã, casca de laranja, pimenta, açafrão, algas, hortelã, couve, açafrão-da-índia, wintergreen são de balanceamento de carga.
Pimentão, o alho, o gengibre, raiz-forte, o ketchup, a mostarda, o limão, a maionese, a cebola, picles, sal, sementes de gergelim, o molho de soja, e o tamari são agravantes.
Leite, Manteiga (sem sal), queijo cottage, leve os queijos de pasta mole, ghee, leite de vaca e leite de cabras são de balanceamento de carga.
Manteiga com sal, soro de leite, queijo duro, queijo feta, creme de leite e o iogurte são agravantes.

Kapha

Frutas – Maçãs, damascos, morangos, cerejas, groselhas, figos secos, manga, pêssego, pêra, romã, ameixa seca, passas são de balanceamento de carga.

Doce de frutas como bananas e datas são agravantes como são azedo frutas como o limão, laranjas azedas, e grapefruit.

Legumes – Espargos, beterraba, beterraba, verduras, pimentão, brócolis, couve de bruxelas, repolho, cenoura, couve-flor, aipo, berinjela, alho, feijão verde, rábano, folhas verdes, alho francês, alface, cogumelos, o quiabo, a cebola, o salsão, a ervilha, o pimentão, as batatas, os espinafres, couves, nabos, e agrião. Matérias, pungente e amarga vegetais são de balanceamento de carga. Doce, suculento vegetais são agravantes.
Grãos – de Amaranto, cevada, trigo, milho, cereais, milho, aveia, farelo de aveia, quinoa, arroz basmati, bolos de arroz, o centeio e a farinha de trigo são de balanceamento de carga.
Aveia cozida, marrom ou branco, arroz e trigo são imbalancing.
Legumes e Nozes – feijão azuki, feijão frade, grão de bico, sementes de linhaça, sementes de abóbora, sementes de girassol, feijão, marinha feijão, feijão pinto, vermelho, lentilhas, ervilhas, feijão branco são de balanceamento de carga.

Amêndoas, castanha do brasil, castanha de caju, coco, macadâmia, amendoim, nozes, pinhões, pistácios, psyllium, gergelim, preto, lentilha, feijão mungo, feijão, lentilhas, soja, carne de soja, nozes, tofu são imbalancing.

Carne de Frango carne escura, turquia carne escura, os ovos são de balanceamento de carga.

Carne de vaca, pato, peixes de água doce, cordeiro, carne de porco, frutos do mar, camarão, carne de veado são agravantes.
Ervas, Especiarias e Temperos – Pimenta, erva-doce, manjericão, pimenta-do-reino, cominho, cardamomo, pimenta de caiena, canela, cravo, coentro, cominho, endro, feno-grego, o alho, o gengibre, raiz-forte, hortelã, sementes de mostarda, noz-moscada, cebola, orégano, páprica, salsinha, hortelã, sementes de papoula, alecrim, sálvia, hortelã, anis, estragão, tomilho, açafrão-da-índia, e wintergreen são de balanceamento de carga.

Leite, Ghee, cabras de leite e iogurte diluído (diluído 1:4 iogurte:água) são de balanceamento de carga.

Manteiga, queijo, manteiga, leite de vaca, sorvete, creme de leite e o iogurte são agravantes.
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